SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

.

Acolher é cuidar

 

Por que ofertar acolhimento pode ajudar na saúde mental do indivíduo?

 

Quando acolhemos, estamos abrindo espaço para que o outro seja ouvido com atenção, oferecendo um ambiente onde seu sofrimento possa ser expressado, criando assim condições para  o reconhecimento de seus recursos e limitações para lidar com suas questões.

 

O acolhimento psicológico é uma ferramenta potente que ajuda a aliviar o sofrimento psíquico por meio da compreensão das demandas existenciais das pessoas. A premissa é que seja breve e de curta duração, mas pode ser orientado, em cada caso, a dar continuidade ao acompanhamento.

 

Em quais situações o sujeito pode buscar a “Escuta Terapêutica”?

 

São vários os motivos que justificam esse apoio. Muitas vezes a pessoa se encontra em momentos aos quais se depara com grandes indecisões que podem a levar ao desespero, precisando encontrar alternativas para sair daquela situação. Como exemplo podemos citar os problemas familiares, de saúde, financeiros, de escolhas difíceis, ou mesmo com algum quadro de transtorno psíquico já instalado, como uma psicose, um pânico, ideações suicidas, requerendo com isso, inclusive a intervenção medicamentosa.

 

Amenizar esse sofrimento de forma humanizada, proporcionando um cuidado onde o psíquico prevaleça sobre o corpo, valorizando o que se pensa e, sobretudo o que se sente, visando alcançar um bem-estar mental.

 

Institucionalmente, modificar os fatores que contribuem para afetar o comportamento, de modo a promover a saúde física quanto a emocional, através de um fazer psicológico que respeite a singularidade e o tempo de cada um, num espaço onde a ética seja a premissa para a busca do autoconhecimento.

 

(Lilian Tavares - Psicóloga)